Todos os carregadores da Deltran possuem um algoritmo que permite carregar qualquer bateria de acordo com o seu estado de conservação e com a quantidade de energia armazenada, graças ao seu CPU. Este verifica o estado de cada bateria e possui um número infinito de programas de carga, recuperação e manutenção.
Contrariamente a outros carregadores que se desligam quando a bateria está carregada, incorrendo em ciclos contínuos de carga e descarga que reduzem drasticamente o tempo de vida das baterias, os carregadores da Deltran continuam a emitir uma carga flutuante muito baixa para nunca deixar a bateria descarregar, aumentando assim o seu tempo de vida útil em mais de 50%.
Os algoritmos dos carregadores da Deltran estão sempre actualizados e estão preparados para todas as baterias, inclusivamente para as baterias de iões lítio e de células de gel.
Adicionalmente, os carregadores da Deltran são feitos para durar, o que é demonstrado através de testes que simulam condições de uso e armazenamento adversas.