Botas de motociclismo para o dia a dia

PROTEÇÃO E CONFORTO, COM ESTILO

As botas para motociclismo serão adequadas para o dia-a-dia? Não. Não estamos a sugerir que vá para o escritório com umas botas de MX. A verdade, é que existe uma gama vastíssima de botas para moto que facilmente se adequam não só às necessidades de conforto, como à nossa indumentária do dia-a-dia. Se não acredita, veja em pormenor as coleções 24/7  da TCX e da Momo Design.

PRÁTICAS E CONSENSUAIS
Apesar de muito semelhantes ao calçado que usamos no dia-a-dia, o nível de desempenho em nada é comparável. Note que uns ténis com um tecido tipo ganga, que é dos mais resistentes, dura menos de um segundo a rasgar se enfrentar o alcatrão ou outra superfície abrasiva e dura.

A resistência dos materiais também se reflete na durabilidade do calçado, pelo que o calçado de andar de moto poderá durar várias vezes mais do que o normal. Por outro lado, é muito fácil sofrermos uma pequena queda (basta desequilibrarmo-nos) em que a moto cai sobre um dos pés, motivo pelo qual, segundo a universidade de Yorkshire, há pelo menos um pé partido em cada dois acidentes de moto.

Estes são alguns dos principais testes que o calçado de motociclismo tem de estar preparado para enfrentar, ao mesmo tempo que lhe providencia o nível de conforto necessário para poder ter as botas nos pés várias horas por dia. Na persecução deste objetivo, a TCX, pioneira no desenvolvimento das gamas de calçado urbano para moto, desenvolveu sistemas de conforto e de segurança para garantir isso mesmo.

ZPlate, D3O e Groundtrax são apenas algumas das exclusivas soluções técnicas que esta marca oferece aos seus clientes e que vamos conhecer em detalhe.

DO CLÁSSICO AO CASUAL
A linha 24/7 da TCX é a mais completa do mercado, sendo constituída por uma dezena de modelos que incluem versões destinadas às senhoras e ainda alternativas entre tempo quente (versões Air – permitem uma excelente ventilação e respirabilidade) ou clima frio e chuvoso (versões WP ou GTX – apesar da impermeabilidade, os modelos dotados com as membranas T-Dry ou Gore-Tex são igualmente respiráveis).

Quer o vosso estilo de vida seja casual ou desportivo, ou as necessidades de ordem social e profissional obriguem a uma postura mais conservadora e clássica, nesta vasta gama de botas para motociclismo da TCX podem encontrar um modelo apto a satisfazer as exigências do dia a dia, mas sempre com um denominador comum: todas as botas da coleção 24/7 possuem características técnicas que garantem o máximo de conforto e segurança.

A diferença está apenas nos detalhes de ordem estética e formal, que permitem criar três categorias principais, Lifestyle, Performance e City Business. Para tornar a oferta mais rica, e dificultar a escolha…, a TCX propõe ainda uma coleção Vintage composta por modelos que são um exemplo de bom gosto, levando ao extremo a definição do ‘saber fazer’ e do design italianos.

ESTRUTURA ZPLATE
Pretende-se que o calçado destinado ao motociclismo seja muito robusto caso sofra um impacto ou uma elevada pressão lateral, por exemplo se a moto cair em cima do pé, mas ao mesmo tempo permita um caminhar natural e grande conforto na sua utilização, ou seja, tem que ser flexível no sentido longitudinal do pé, mas com a necessária rigidez transversal para evitar a compressão da bota e uma consequente lesão.

Após vários anos de estudos, a TCX conseguiu chegar ao aclamado sistema ZPlate que consiste num reforço colocado dentro da sola intermédia, produzido num material robusto, mas especialmente desenhado para que se dobre parcialmente no sentido longitudinal e não permita flexão se for pressionado lateralmente.

Como este reforço é introduzido na sola durante o processo produtivo, a sua presença passa completamente despercebida, não tendo qualquer influência sobre o desenho da bota ou sobre o nível de conforto que permite, sendo mesmo utilizado em modelos de aspeto casual como são as populares TCX Dartwood ou Street 3.

PROTEÇÕES D3O
Os fluídos não newtonianos são materiais muito interessantes sob a perspetiva dos fabricantes de equipamento de proteção, e fazem parte da lista de soluções técnicas utilizadas, por exemplo, pela indústria de defesa, já que garantem um notável nível de proteção balística.

De forma resumida, estes materiais são constituídos por moléculas que se movem livremente quando se encontram no seu estado natural, permitindo flexibilidade e suavidade. Mas quando são sujeitas a um impacto, estas moléculas unem-se automaticamente e absorvem a energia criado pelo contato com esse corpo estranho ou superfície, dissipando a força gerada pela ação.

Este fluído não newtoniano é utilizado pela TCX nas proteções colocadas nos tornozelos, zona do pé muito exposta em caso de queda, mas que necessita de um material que seja suave e flexível, para garantir conforto e mobilidade numa articulação que é das mais solicitadas quando caminhamos ou andamos de moto.

SOLA GROUNDTRAX
Tal como sucede com qualquer veículo, em que os pneumáticos representam o mais importante elo de ligação com o solo e definem a sua aderência e a estabilidade, também no calçado a sola é o elemento fundamental, que nos permite andar com segurança em qualquer tipo de superfície, com piso seco ou molhado.

A TCX tem investido muitas horas de investigação neste campo, e o resultado de anos de estudo nos seus laboratórios e com os seus pilotos oficiais nas diversas disciplinas do motociclismo de competição, é a sola Groundtrax, projetada para garantir estabilidade, aderência e tração ótimas, quer seja ao caminhar ou no contato com os pousa-pés da sua moto.

Nesta gama 24/7 da TCX, em que as botas são desenvolvidas com o objetivo de serem igualmente eficazes e confortáveis em cima da moto ou ao caminhar na rua, as solas desempenham um papel ainda mais importante no aspeto da versatilidade e a verdade é que a tecnologia Groundtrax consegue ser responsável por uma excelente aderência em qualquer piso. O desenho dos blocos e dos canais permite o escoamento da água e a autolimpeza da sola perante lama, assegurando ao mesmo tempo aderência aos pousa-pés da moto.

Por outro lado, graças à exclusiva mistura de borracha utilizada, estas solas são resistentes ao desgaste, assegurando um tempo de vida útil elevado.

EM RESUMO:

  • Existem botas de motociclismo perfeitamente adaptadas à sua indumentária, garantindo a segurança e conforto adequados ao seu dia-a-dia, na moto ou fora dela.
  • As botas de motociclismo reduzem drasticamente a ocorrência de lesões comuns nos membros inferiores.
  • Ao optar por botas de motociclismo, poderá ainda poupar dinheiro, uma vez que a durabilidade excede em muito a do calçado normal, nomeadamente no que diz respeito à resistência à abrasão.
  • Certifique-se que escolhe botas de motociclismo com os recursos tecnológicos que lhe permitem um nível de conforto e proteção adequados.
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Arquivo de artigos