Guia de pneus para motos: tudo o que precisa de saber.

  

Escolher os pneus certos para a sua moto é essencial para garantir o melhor desempenho do veículo, e pode mesmo salvar a sua vida. Há milhares de modelos, cada um concebido para diferentes tipos de piso, temperatura e estilo de condução, pelo que é importante perceber qual se adequa melhor à sua utilização.

Tipos de pneus de moto

Antes de mais, considere o tipo de condução que faz, independentemente do modelo da sua moto.

Pneus para estrada: Ideais para longas distâncias em asfalto, oferecendo conforto, estabilidade e boa aderência em curvas e travagens.

Pneus trail (dual sport): Indicados para percursos mistos, como estrada e terra, gravilha ou lama. A banda de rodagem profunda garante boa tração sem comprometer o desempenho em estrada.

Pneus para cidade: Otimizados para condução urbana, com boa estabilidade e eficiência em velocidades moderadas. Não são recomendados para terrenos soltos.

Pneus todo-o-terreno: Perfeitos para terrenos macios e irregulares. As saliências da banda de rodagem proporcionam maior controlo em pisos acidentados.

Pneus desportivos: Para motos de alta cilindrada, oferecem excelente aderência em curvas a alta velocidade. Devem ser verificados com frequência, pois a sua vida útil é curta.

Condições climáticas.

Escolher pneus adequados ao clima é fundamental:

  • Pneus de chuva: Sulcos que facilitam a evacuação de água, evitando aquaplanagem.
  • Pneus para tempo seco: Pneus macios garantem melhor aderência a baixas temperaturas; pneus duros duram mais, mas têm desempenho inferior.
  • Pneus mistos: Equilibram desempenho em piso seco e molhado, ideais para uso em várias estações.

Como ler um pneu de moto.

Os números e letras na lateral do pneu indicam características essenciais. Por exemplo: 120/70 R17 58W

  • 120 – largura do pneu em mm
  • 70 – altura do perfil (% da largura)
  • R – construção radial
  • 17 – diâmetro da jante em polegadas
  • 58 – índice de carga (peso máximo suportado)
  • W – índice de velocidade (velocidade máxima suportada)

Construção do pneu

  • Radial (R): telas dispostas radialmente, menor deformação, maior durabilidade.
  • Diagonal (D): telas cruzadas, mais macias, suportam maior carga.

Índice de carga dos pneus:

Índice

Peso máximo suportado (kg)

20

80

22

90

25

110

28

130

32

150

40

160

45

180

50

190

58

236

63

272

69

325

73

365

77

412

Índice de velocidade dos pneus:

Código

Velocidade máxima

A1-A8

5-40 km/h

B

50 km/h

C

60 km/h

D

65 km/h

E

70 km/h

F

80 km/h

G

90 km/h

J

100 km/h

K

110 km/h

L

120 km/h

M

130 km/h

N

140 km/h

P

150 km/h

Q

160 km/h

R

170 km/h

S

180 km/h

T

190 km/h

U

200 km/h

H

210 km/h

V

240 km/h

ZR

> 240 km/h

W

270 km/h

Y

300 km/h

 

Pressão dos pneus.

Manter a pressão correta é essencial:

  • Alta: perda de aderência, desgaste irregular, menor conforto.
  • Baixa: desempenho inferior, aumento do consumo, danos nos flancos.

Verificação: de 2 em 2 semanas, ajustando ligeiramente para temperaturas extremas: +0,1-0,2 bar no inverno, -0,1-0,2 bar no verão.

Quando mudar os pneus.

  • Pneus topo de gama: 20.000–25.000 km
  • Pneus mais económicos: ~10.000 km
  • Idade máxima: 5 anos, mesmo sem desgaste visível

Com este guia, escolher e cuidar dos pneus da sua moto será mais seguro e eficaz. Combine sempre com revisões regulares e um seguro de moto adequado para conduzir tranquilo, sabendo que está protegido a si, à sua moto e a terceiros.

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