Escolher os pneus certos para a sua moto é essencial para garantir o melhor desempenho do veículo, e pode mesmo salvar a sua vida. Há milhares de modelos, cada um concebido para diferentes tipos de piso, temperatura e estilo de condução, pelo que é importante perceber qual se adequa melhor à sua utilização.
Tipos de pneus de moto
Antes de mais, considere o tipo de condução que faz, independentemente do modelo da sua moto.
Pneus para estrada: Ideais para longas distâncias em asfalto, oferecendo conforto, estabilidade e boa aderência em curvas e travagens.
Pneus trail (dual sport): Indicados para percursos mistos, como estrada e terra, gravilha ou lama. A banda de rodagem profunda garante boa tração sem comprometer o desempenho em estrada.
Pneus para cidade: Otimizados para condução urbana, com boa estabilidade e eficiência em velocidades moderadas. Não são recomendados para terrenos soltos.
Pneus todo-o-terreno: Perfeitos para terrenos macios e irregulares. As saliências da banda de rodagem proporcionam maior controlo em pisos acidentados.
Pneus desportivos: Para motos de alta cilindrada, oferecem excelente aderência em curvas a alta velocidade. Devem ser verificados com frequência, pois a sua vida útil é curta.
Condições climáticas.
Escolher pneus adequados ao clima é fundamental:
- Pneus de chuva: Sulcos que facilitam a evacuação de água, evitando aquaplanagem.
- Pneus para tempo seco: Pneus macios garantem melhor aderência a baixas temperaturas; pneus duros duram mais, mas têm desempenho inferior.
- Pneus mistos: Equilibram desempenho em piso seco e molhado, ideais para uso em várias estações.
Como ler um pneu de moto.
Os números e letras na lateral do pneu indicam características essenciais. Por exemplo: 120/70 R17 58W
- 120 – largura do pneu em mm
- 70 – altura do perfil (% da largura)
- R – construção radial
- 17 – diâmetro da jante em polegadas
- 58 – índice de carga (peso máximo suportado)
- W – índice de velocidade (velocidade máxima suportada)
Construção do pneu
- Radial (R): telas dispostas radialmente, menor deformação, maior durabilidade.
- Diagonal (D): telas cruzadas, mais macias, suportam maior carga.
Índice de carga dos pneus:
Índice | Peso máximo suportado (kg) |
20 | 80 |
22 | 90 |
25 | 110 |
28 | 130 |
32 | 150 |
40 | 160 |
45 | 180 |
50 | 190 |
58 | 236 |
63 | 272 |
69 | 325 |
73 | 365 |
77 | 412 |
Índice de velocidade dos pneus:
Código | Velocidade máxima |
A1-A8 | 5-40 km/h |
B | 50 km/h |
C | 60 km/h |
D | 65 km/h |
E | 70 km/h |
F | 80 km/h |
G | 90 km/h |
J | 100 km/h |
K | 110 km/h |
L | 120 km/h |
M | 130 km/h |
N | 140 km/h |
P | 150 km/h |
Q | 160 km/h |
R | 170 km/h |
S | 180 km/h |
T | 190 km/h |
U | 200 km/h |
H | 210 km/h |
V | 240 km/h |
ZR | > 240 km/h |
W | 270 km/h |
Y | 300 km/h |
Pressão dos pneus.
Manter a pressão correta é essencial:
- Alta: perda de aderência, desgaste irregular, menor conforto.
- Baixa: desempenho inferior, aumento do consumo, danos nos flancos.
Verificação: de 2 em 2 semanas, ajustando ligeiramente para temperaturas extremas: +0,1-0,2 bar no inverno, -0,1-0,2 bar no verão.
Quando mudar os pneus.
- Pneus topo de gama: 20.000–25.000 km
- Pneus mais económicos: ~10.000 km
- Idade máxima: 5 anos, mesmo sem desgaste visível
Com este guia, escolher e cuidar dos pneus da sua moto será mais seguro e eficaz. Combine sempre com revisões regulares e um seguro de moto adequado para conduzir tranquilo, sabendo que está protegido a si, à sua moto e a terceiros.

